Para começar, quero que você pense em algumas pessoas confiantes que conhece. Na verdade, quero que você pense especificamente sobre uma ou duas e escreva os nomes. Pense sobre como eles são,suas características.
Aposto que você vai achar que elas possuem várias, se não todas as 5 dicas que eu vou compartilhar com você. A boa notícia é que essas dicas são fáceis de implementar em sua própria vida. Você apenas tem que estar ciente delas – ciente de quando você estiver usando-as, e consciente quando você não está.
A dica número 1 tem a ver com a aparência. E antes que você entre em pânico, eu não estou falando de peso ou roupas da moda. Eu estou falando sobre a aparência de uma maneira que faz você se sentir bem consigo mesmo.
A maioria de nós já teve a maravilhosa experiência de passar na frente de um espelho e gostar do que vê, roupas adequadas para o nosso corpo e o corte de cabelo complementando um rosto feliz. E todos nós já tivemos a experiência de estar em público e torcer para não encontrar alguém conhecido – ou até mesmo alguém desconhecido!
A aparência importa sim. Esteja você vestido para um baile ou para um jogo, a sua confiança é constantemente influenciada pela forma como você se sente em relação à sua aparência.
Para melhorar a sua confiança, vista-se com roupas e cores que combinam com você. E, não importa o que esteja vestindo, vista-se como se fosse a roupa perfeita para a ocasião.
Eu me lembro de ir a um jantar, onde um dos convidados chegou com botas e jeans. Ela não se deu conta que o traje era formal. Em vez de ficar constrangida ou ir embora, ela sorriu – riu um pouco do seu erro, e então passou a se divertir com os outros. Mas, poucos conseguem se sentir bem numa festa assim.
Dica 2 – Fique por dentro do que acontece. Não estou sugerindo que você saiba todas as fofocas das celebridades, mas saber o que está acontecendo no mundo tem suas vantagens na hora de conduzir uma conversa. Isso é algo fácil de conseguir assistindo um noticiário pela manhã ou à noite – ou então lendo as principais notícias pela internet. Você vai perceber que não ficará tão perdido nas conversas se tiver alguma noção do que está acontecendo. Saber das notícias atuais pode te proporcionar um sentimento de confiança – e lembre-se – se sentir confiante vai fazer você ser confiante.
Dica 3 – Faça perguntas. Sim, existem muitos assuntos sobre os quais você não sabe muito. E, você não tem como ser um especialista em todos os assuntos. Na verdade, a maioria de nós é especialista em alguns assuntos. E quando mostramos interesse verdadeiro na experiência dos outros, fazendo perguntas e nos tornamos mais confiantes. Você pode introduzir suas perguntas dizendo algo como:
“Sabe, tenho ouvido algumas coisas sobre _________ (preencha com o assunto), e para falar a verdade, não sei bem se entendi a situação. Você pode me falar um pouco mais sobre isso?”
Dica importante: Conseguir dizer “Eu não sei” é um forte indicador de confiança.
Dica 4 – Relaxe – Quando alguém não está confiante, pode ser visto como nervoso ou ansioso. Muitas vezes temos a tendência de nos preocupar com o que as pessoas possam pensar de nós, o que por si só gera mais ansiedade. A verdade é que a maioria das pessoas está preocupada com a mesma coisa, o que as pessoas pensam de mim?
Quanto mais você relaxar, mais confiança você vai ter.
A dica final para melhorar sua confiança é demonstrar interesse e ajudar os outros. A capacidade de ir até alguém e oferecer ajuda tem um efeito positivo sobre nossa própria confiança.
Às vezes, precisamos receber ajuda, mas provavelmente se você está lendo esse artigo, é porque é capaz de ajudar.
Se preocupar com os outros não significa que você tenha que fazer um grande investimento de tempo ou dinheiro. Seja um vizinho com um ouvido atento, uma organização que precisa de um voluntário, ou uma criança que precisa de um adulto para incentivá-la, todos nós temos a capacidade de ajudar outra pessoa.
Como já disse, todos nós podemos ser mais confiantes. Se você seguir as dicas que estou dividindo aqui, estará fazendo a sua parte. Boa sorte!
Miria Kutcher