Você já percebeu que nós, seres humanos, possuímos diversos padrões de comportamento para as mais diversas situações? Nosso cérebro é acostumado a fazer as coisas de determinada maneira – desde a escolha da roupa preferida até como se relacionar com as pessoas.
No relacionamento amoroso é a mesma coisa: existem os padrões que conhecemos e temos a tendência a repeti-lo. Isso porque temos o hábito de repetir as coisas da forma que já fizemos anteriormente, o cérebro acaba fazendo disso um padrão.
Um padrão de relacionamento amoroso é a síndrome do relacionamento que não dá certo. Muitas mulheres inconscientemente acabam encontrando-se em relacionamentos que iniciam bem e, após dois meses, ou mesmo duas semanas, acabam dando errado pelas mesmas razões.
Este comportamento é uma autossabotagem. É um hábito. É difícil sair deste padrão e adotar um comportamento diferente. Às vezes as mulheres se deparam com relacionamentos diferentes, que não parecem ser parte do padrão da síndrome do relacionamento que não dá certo, e então acontece uma nova autossabotagem: elas fogem por terem medo, por ser algo que não conhecem, e continuam no padrão do relacionamento que irá dar errado após algum tempo.
Esta autossabotagem de manter padrões que não dão certo pode ter vários motivos e cada pessoa tem o seu. Porém, se queremos a felicidade, precisamos descobrir a causa dos hábitos de relacionamentos que não dão certo, para então entender o padrão e como fugir dele.
Tenho uma aula aberta que aborda esse tema. Confira aqui.
Miria Kutcher