Algumas vezes, precisamos usar a resiliência para seguir em frente.
Uma frase tem feito bastante sucesso nas redes sociais. Ela pergunta: Você quer ter razão ou quer ser feliz?
Trocando em miúdos, ela nos questiona se queremos discutir ou aceitar uma situação, um ponto de vista diferente do nosso, alguém com referências e valores distintos daqueles que carregamos.
A pergunta faz bastante sentido quando chega o momento na vida em que é muito mais gostoso aceitar o que tem para aceitar e ser feliz da sua forma, ao invés de viver com as dificuldades. Ao invés de se debater com a realidade, que tal aceitar que a maré não está favorável e mudar o rumo do barco?
Nós, humanos, temos a tendência a achar que ao concordar, se conformar ou se render a uma determinada situação, estamos “perdendo” a batalha. Eu te digo: essa sensação é um equívoco causado pelo nosso ego. Porque, na verdade, quando paramos tudo, observamos de uma certa distância e nos propomos à nos render à realidade, temos forças para sermos felizes. Para vivermos a felicidade real, aproveitando o momento presente.
Complacência, Controle e Equilíbrio!
Um tempo atrás falei sobre complacência no artigo aqui e volto a afirmar que não precisamos ser complacentes e nem fazermos nada para agradar o outro. Por outro lado, nos meus cursos e workshops, sempre alerto às alunas sobre o perigo de querer estar sempre no controle de tudo. O ponto aqui, o render-se!, é um ponto de equilíbrio entre a complacência e o controle, a resiliência.
Perceba: quando nos conformamos com o que não é possível mudar, automaticamente temos força para mudar o que é possível.
Muitas vezes, perdemos toda a energia, procrastinamos, ficamos de cama (até doente!) porque queremos controlar o que não se controla. Com isso, acabamos não vivendo aquilo que temos para viver.
Deixe o conflito de lado
Quer fugir desse conflito? Então renda-se ao que você quer! Renda-se aos seus valores! Pare de brigar com histórias que não combinam com você.
A história não combina com você?
Renda-se e vá ser feliz da sua forma.
A pessoa não combina com você?
Renda-se, conforme-se com isso, e vá ser feliz do seu jeito ao invés de ficar com uma bomba-relógio que pode explodir a qualquer momento.
Ao nos rendermos diante de pessoas ou situações, ao concordar com situações e ao concordar com fatos que eu não consigo mudar numa situação, consigo ter o poder de assumir quem eu sou e fazer a minha parte.
Não vale a pena: a felicidade está na abertura que você tem em concordar com a vida da maneira como ela se apresenta agora!
Pessoas felizes se reconciliam com facilidade. Renda-se e reconcilie-se consigo mesma!
Miria Kutcher