No último post falei sobre a importância de descobrir o que nos motiva para que possamos de tempos em tempos investir nesse aspecto e recarregar nossas baterias. Mas, ainda que o que nos dá energia para realizar nossas atividades, nem sempre é fácil nos mantermos motivados e é natural que às vezes nossa motivação se enfraqueça um pouco. Pensando nisso, elaborei uma lista com seis passos simples que podemos seguir para reacender a força de nossas metas.
Passo 1 – Reafirme sua meta. Qual era sua meta original?
Passo 2 – Reconheça a importância de sua meta. Ela ainda é importante para você? Alcançar este objetivo fará diferença em sua vida? Esta meta é atraente o suficiente para impulsionar você a agir e para desafiar seu status quo? Como estão as coisas atualmente?
Passo 3 – Determine seu motivador. Qual motivador está impulsionando você neste momento? Está sendo motivado pela posição ou riqueza? Poder? Vontade de aprender? Sensação de conforto? Seja lá qual for, determine este motivador.
Passo 4 – Reconheça seu progresso. Observe o quanto caminhou em direção a seu objetivo a partir do momento em que começou a buscar sua realização e valorize os progressos feitos. Ao reacender sua motivação é importante reconhecer que não é necessário retornar ao início e começar do zero. Você já fez algum esforço e algum progresso. Você adquiriu novos conhecimentos e experiências. Você já tem certa vantagem em relação ao início.
Passo 5 – Identifique seus suportes: determine como manterá sua motivação elevada. Para isso, identifique primeiro o que levou sua motivação a diminuir na tentativa anterior. Por exemplo: A meta era irreal? Os resultados foram insatisfatórios ou demoraram muito para aparecer? Outras prioridades surgiram no caminho? Então crie uma estratégia para definir o que você fará para manter sua motivação elevada.
Passo 6 – Determine a ação. Escolha um primeiro passo razoável para começar. Qual a primeira ação, ou conjunto de ações, que você colocará em prática para continuar a caminhada em direção ao alcance deste objetivo? Pergunte-se: o esforço que estou fazendo é sustentável? Sou capaz de manter este esforço até o fim desta jornada?
Por fim, certifique-se de que seu plano é razoável e que seu esforço é sustentável. Dê a si mesmo todas as chances para alcançar o sucesso!