Ouvimos muito falar sobre autoestima alta ou falta de autoestima. Como isso realmente afeta a nossa vida, de onde vem essa noção de falta de autoestima?
Explico aqui um pouco do que é autoestima e como ela se desenvolve, falo de pessoas e eventos que podem afetar sua autoestima, darei ideias sobre o que você pode fazer para aumentar a sua autoestima.
Autoestima é o que você pensa de si mesmo. Todos nós temos autoestima, ou seja todos temos uma opinião sobre nós mesmos.
Mas o que pode afetar ou ter afetado no passado a maneira de como você se vê?
A sua infância e adolescência são muito importantes para o desenvolvimento da sua autoestima. Como você foi criado e tratado como criança, as notas que você tirava na escola, seus relacionamentos com outras pessoas como amigos, família e namorados.
O seu trabalho, onde você mora e o quão bem sucedido você pensa que é também influem. O modo em que as pessoas se sentem sobre si mesmos pode mudar de vez em quando, no entanto, algumas pessoas não se sentem bem consigo mesmos na maior parte do tempo, ao que se refere como a pessoa ter auto estima baixa.
Personagens famosos da historia já escreveram varias mensagens de autoestima, uma das frases autoestima que sempre me vem em mente é: “Querer ser uma pessoa que você não é, é um desperdício da pessoa que você é.” Frase de Marilyn Monroe.
Por exemplo se a sua resposta for sim para a maioria destas perguntas, a sua autoestima deve ser alta: as pessoas importantes para você quando mais jovem a escutavam, lhe davam amor, você se sentia importante e querida, você era tratado com respeito e elogiada?
Por outro lado, se você não tinha a chance de seguir os caminho que desejava, era muito criticada, ignorada, mau tratada, os outros riam de você, a sua autoestima deve ter sofrido. Ter crescido em uma área ruim, ou se você por algum motivo ter sido ou feito se sentir diferente dos outros também influem.
Mas não é só na infância e adolescência que a sua autoestima pode vir a sofrer. Mesmo quando adulto, quando você já tiver formado ideias básicas sobre si mesmo, alguns problemas e eventos também podem afetar sua autoestima.
Crítica excessiva ou severa, não sentir que você se encaixa, por exemplo, no trabalho, ou em uma nova área, abuso físico, emocional ou sexual, sua aparência, preocupações financeiras, estresse no trabalho, ou perda de emprego. Eventos traumáticos com separação, ou acidentes também pode influenciar.
Todos nós passamos por altos e baixos em nossas vidas, o importante é manter-se positivo. A mensagem autoestima é de:
- Sempre lembrar-se das coisas que você é realmente bom. Cada indivíduo tem suas habilidades e seguramente você pode listar o que você faz bem, e é apreciada.
- Aprenda a parar de culpar a si mesmo por tudo o que acontece.
- Não se compare aos outros o tempo todo.
- Aqueles pensamentos negativos irritantes que todos nós temos, devem ser desafiados e afastados.
- Enfrente o que você teme, não evite as coisas.
- Converse com alguém que você confia, você descobrirá que todas as pessoas tem suas inseguranças.
Cuide-se e seja feliz!