Não é incomum que às vezes nos sintamos desmotivados, como se nossas baterias estivessem fracas. E aí vem a pergunta: o que é motivação afinal? Por sermos todos diferentes um dos outros, cada um de nós pode definir motivação de forma única, que varia de acordo a nossas experiências e perspectivas.
O termo motivação pode ser definido de várias formas e o modo de defini-lo varia para cada um de nós, mas a essência da definição para todos nós é a mesma. Trata-se de um sentimento interior que nos impulsiona em direção a nossos objetivos ou experiência significativa.
Sintetizando, podemos definir motivação como uma força interna que nos faz querer agir. É o que nos conduz em direção a nossos objetivos, seja ele acordar pela manhã, mudar um hábito, exercitar-se, correr uma maratona, escrever um livro, perder peso, organizar sua vida, quitar suas dívidas, ou inúmeras outras coisas que podem melhorar sua vida de algum modo.
A motivação é a chave, mas nem sempre é fácil mantê-la acesa com o passar do tempo. Assim como uma chama, a motivação que começa brilhando intensamente também pode ficar turva com o passar do tempo. Isso acontece porque a motivação não é algo constante, imutável.
O primeiro passo para manter-se motivado é descobrir o que o move para investir nestes aspectos a fim de recarregar suas baterias de tempos em tempos. E você, já descobriu sua fonte de motivação?