Seja honesto e responda sem medo uma questão importante. Quem está no comando dos seus negócios, você ou seus clientes? Bem, se a resposta honesta foi seus clientes, você está seriamente em perigo.
Por que o medo de não ser pago?
Conheço uma profissional que montou um spa lindo e ofereceu pacotes promocionais para atrair clientes novas. Vendeu muitos pacotes mas as clientes não pagavam antecipadamente, na verdade, tinham meses para pagar. A situação de quem abre um negócio é delicada, queremos atrair clientes mas temos contas para pagar. Esta profissional quase perdeu tudo que investiu porque não tinha como pagar as contas em dia. Agora, eu te pergunto, vale a pena começar um negócio assim?
Então, o que quero dizer com esta história? Quero lembrar que VOCÊ está no comando de tudo que se refere a seu negócio, inclusive quem são os seus clientes e quanto eles te pagam.
Nem sempre conseguimos acertar, mas há algumas coisas que você pode fazer…
- Solicite o pagamento total do serviço antes de começar o trabalho (afinal, você faria isso caso se tratasse de um produto, então por que não fazê-lo com um serviço?)
- Solicite um depósito antes de começar o trabalho (seja lá qual for a quantia que você considere suficiente para demonstrar comprometimento de ambas as partes)
- Explique antecipadamentes seus termos e condições e deixe claro: juros serão adicionados se o prazo estabelecido previamente para pagamento não for respeitado. Tenha regras para seguir e respeitar.
- Deixe claro que VOCÊ estabelecerá os termos de pagamento (você não TEM que aceitar os termos do cliente se não estiver satisfeito com eles!).
Tudo isso pode soar óbvio, mas fico surpresa com a quantidade de bons profissionais que se estressam porque não conseguem receber devidamente pelos serviçosprestados.
Será que você realmente pode estabelecer seus termos no mundo dos negócios?
Bem, você pode sim. Não significa dizer que todo cliente irá concordar com seus termos, mas eu vejo isso como algo positivo. Aquele cliente certo, que você quer atrair, vai perceber seu profissionalismo.
Pagamento não é apenas ‘dinheiro’, é seu comprometimento e apreço pelo que está sendo ofertado. O dinheiro é uma forma de ‘demonstrar apreço’ pelo que você está recebendo – um bem, um produto ou um serviço. Os clientes que você quer atrair, apreciam seu trabalho, então para eles o pagamento em dia ou até adiantando nunca é um problema. Tudo se resume ao comprometimento, parceria e energia…
E se você não gosta do modo como seus antigos clientes te pagam, então renegocie seus termos ou procure por novos clientes que apreciem você (e o apreciem de antemão!).
Claro que isso não é apenas relativo a dinheiro… refere-se a atrair os clientes com os quais você deseja trabalhar e que desejam trabalhar com você. Toquei neste ponto porque geralmente não ser pago é o maior dos medos e o maior dos testes. Certifique-se de trabalhar apenas com clientes que passarem por seu teste!
Apenas mais um detalhe: não sou uma consultora financeira ou alguém qualificado para orientá-lo sobre questões financeiras. Porém, com minha experiência de spa owner e coach, sei que sou capaz de entender e compartilhar idéias sobre o mundo dos negócios e sobre como você pode torná-lo mais divertido e menos estressante.