Depressão e Ansiedade. Esses são dois males cada vez mais presentes em nossa sociedade. Acredito que a depressão traga, em si, um excesso de passado, enquanto a Ansiedade carrega um excesso de futuro. Quando sentimos pesar pelo passado, abrimos uma brecha para a instalação da depressão. Por outro lado, quando passamos muito tempo alimentando expectativas sobre o futuro, deixamos que a ansiedade faça parte do nosso cotidiano.
Falei sobre isso apenas para enfatizar o tema desse texto: todas as nossas escolhas devem ser feitas no AGORA, no momento presente. Vivendo no presente, temos a oportunidade real de escolher qual caminho queremos trilhar nessa vida.
Eu imagino que você, como diversas outras mulheres, já teve o seu coração partido em algum momento. Alguma história que não tenha saído como o planejado, que deixou marcas de dor, sofrimento e pesar no seu coração. Essa história deveria estar lá onde aconteceu, no passado. Pois quando a trazemos conosco para o presente, para o agora, ela pode interferir negativamente nas nossas escolhas e ações.
Quem conhece a prática do Ho´oponopono (https://www.youtube.com/watch?v=S5SDCl2YCpM) já deve ter consciência de que o “divino” se comunica conosco de várias formas. Porém, para que a gente entenda essas mensagens do “universo”, precisamos estar com a mente quieta, deixando a confusão de pensamentos, sentimentos e emoções de lado. Enquanto alimentamos essa confusão, não conseguimos ouvir a voz do divino.
Futuro: repetição do passado?
As nossas escolhas são feitas pela emoção. E eu gostaria de ressaltar que a “emoção” é a maneira como reagimos ao que sentimos. Assim, quando fazemos uma escolha em meio a uma emoção negativa – como quando estamos com o coração partido ou quando usamos a memória desse sentimento de “coração partido” – o resultado é que repetimos as mesmas experiências do passado. Mesmo sem perceber, conduzimos nossa vida para o mesmo caminho do qual gostaríamos de fugir. Profundo isso, não?
Repito: se fazemos uma escolha a partir desse coração ferido, no futuro só vamos encontrar uma continuação do mesmo que nós já vivemos no passado. Então, para conseguir viver um futuro diferente e fazer escolhas, é preciso acreditar no grande milagre: abrir o coração e se permitir ver e viver coisas novas.
Se eu trago o passado para o meu momento atual, para que esse passado me ajude a escolher, eu posso estar escolhendo com o coração fechado – e isso vai fazer com que só o futuro seja uma continuação do passado.
Mas se eu consigo respirar fundo, me conectar com o agora e deixar o passado no lugar dele, automaticamente abro o meu coração para o futuro, para algo novo e desconhecido.
Quer viver o milagre da escolha certa? Então, viva o agora!
Miria Kutcher